11 de setembro de 2010

O Som da África!





A música conguesa trazida da África influenciou na criação do samba(quanto ao estilo musical), gênero que representa a própria identidade musical brasileira. De nítida influência africana, o samba nasceu nas casas de baianas que emigraram para o Rio de Janeiro. O primeiro samba gravado foi "Pelo telefone", de autoria de Donga e Mauro de Almeida, em 1917. Inicialmente vinculado ao carnaval, com o passar do tempo o samba ganhou espaço próprio. A consolidação de seu estilo verifica-se no final dos anos 20, quando desponta a geração do Estácio, fundadora da primeira escola de samba. Grande tronco da MPB, o samba gerou derivados, como o samba-canção, o samba-de-breque, o samba-reggae, o samba-enredo e, inclusive, a bossa nova. 


Outro gênero musical e de origem africana muito conhecido popularmente é o REGGAE, que foi criado na Jamaica na década de 1940 e foi trazido para o Brasil também através dos escravos africanos. Esse estilo é caracterizado por uma batida ritmada e mais lenta, podendo variar, acompanhada de letras sobre os mais diversos temas, apesar de na maioria das vezes falar sobre paz ou sobre os negros.
Um ícone de destaque do reggae no mundo foi Bob Marley, que conquistou a fama e as multidões com seu estilo e ideais sobre mudar o mundo.
        Já voltando para o nosso cenário nacional encontramos diversas bandas como O RAPPA, CHIMARRUTS, ADÃO NEGRO e NATIRUTS, que são mais conhecidas, entre várias outras.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário