11 de setembro de 2010

A arte da dança africana!


     As danças africanas foram introduzidas ao Brasil-colônia pelos escravos, que trouxeram com eles sua música, sua dança e seus instrumentos num universo cultural riquíssimo. Suas principais características são a sensualidade e o ritmo rico e sincopado, marcado no chão com os pés. Apresenta postura corporal inclinada, ondulações da coluna, movimentos soltos e independentes da cabeça, ombros, braços e, principalmente, do quadril. O ritmo e a movimentação são fortes e vibrantes.
     Aliando movimento e canto, sua prática desenvolve a expressão corporal, ritmo e coordenação motora, amplia as possibilidades de criação e improviso, além de aliviar tensões, proporcionar liberação de energia e o contato com os diversos aspectos da cultura afro-brasileira.
     Um desses ritmos trazidos pelos escravos foi Afoxé, que na língua dos Yorubás significa "dança da felicidade". Este tipo de dança serve como base de muitas festas religiosas e animistas em todo o país. É uma mistura de movimento, som, e cores, refletindo a sensualidade e o espírito do Brasil como grande mistura étnica e cultural.



     Outro estilo de dança também introduzido pelos escravos é o maculelê, que se originou nas plantações do recôncavo durante o período colonial do Brasil e era executado para comemorar uma colheita boa. O maculelé foi usado também como uma forma de arte marcial no contexto da defesa e da rebelião dos escravos contre os seus donos.


     O Samba também saiu dos ritmos dos escravos africanos e está relacionado tanto com a dança quanto com a música. A palavra "samba" tem origem africana: na língua Quibundo significa “ondulação umbilical” (Quibundo foi a lingua dos africanos indígenos trazidos ao país da região da atual Angola). Os atuais estilos de samba se desenvolveram por disfusão geográfica. Inicialmente, os escravos africanos celebravam ceremônias sagradas baseadas nas suas tradições étnicas e religiosas. Esse estilo é bem conhecido pela sua versatilidade e vitalidade, embora algumas variações permaneçam muito perto das suas raizes do Afoxé, a maioria dos movimentos mais modernos do Samba envolveram misturas, tais como o samba-reggae e o samba-funk.    



     A capoeira é uma das danças africanas mais conhecidas no Brasil. Ela é uma mistura de dança com luta e foi criada pelos escravos para sua defesa contra a brutalidade dos seus donos.
     Na época da escravidão toda a cultura africana era reprimida, principalmente se tivesse algo ligado à luta, então, para disfarçar essa prática, os escravos acrescentaram os intrumentos musicais e as letras que falavam sobre o seu dia-a-dia, sobre seus países de origem e sobre seus deuses, coisas que deram à capoeira um ar de dança, mas que na verdade era uma forma camuflada para eles se defenderem.
     Com o passar dos anos foram desenvolvidos outros tipos de capoeira, resultando em três no total:
  • A capoeira angola: Criada na época daescravidão. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia.
  • O estilo regional: Caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sem a ultilização de acrobacias.
  • A capoeira contemporânea: É uma mistura dos dois estilos anteriores, incluindo acrobacias e é a mais praticada nos dias atuais.
      

Um comentário: