12 de setembro de 2010

Candomblé X Umbanda

Orixás do Candomblé e Umbanda

O candomblé é uma religião africana semelhante à Umbanda e foi trazido para o Brasil no período em que os negros desembarcaram aqui como escravos. Nesse período, a Igreja Católica proibia qualquer ritual africano que pudesse ameaçar sua hegemonia,  e por ser muito influente, o governo julgava o ato como criminoso, por isso os escravos tiveram que cultuar seus Orixás disfarçando-os em santos católicos.


Iemanjá - Rainha do Mar pelas duas religiões

   Os orixás para o candomblé e a umbanda são os deuses supremos. Eles possuem personalidade e habilidades distintas bem como preferências ritualísticas. Estes também escolhem as pessoas que utilizam para incorporar no ato do nascimento podendo compartilhá-lo com outro orixá caso necessário.  
    Os rituais são realizados em templos chamados casas ou terreiros que podem ser de linhagem matriarcal (somente as mulheres podem assumir a liderança), patriarcal (somente homens podem assumir ) ou mista (quando homens e mulheres podem assumir o terreiro).
     A celebração dos rituais é feita pelo pai-de-santo ou mãe-de-santo. Em ritmo de dança o tambor é tocado e os filhos-de-santo começam a invocar seus orixás para que os incorporem.
     A diferença entre a umbanda e o candomblé é que na primeira os orixás se manifestam no ritual por meio de médiuns de incorporação, ou seja, eles "possuem" o corpo de alguns umbandistas especializados. Já no candomblé há apenas a manifestação desses orixás por meio de divindades da natureza. Uma pessoa pode cultuar as duas religiões, porém não é possível fazê-lo no mesmo local e hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário