10 de setembro de 2010

A Culinária! Hmmmm...

   
      A Culinária baiana é a mais diversificada do nosso país, tendo grande influência da África. O azeite de dendê, que é muito usado pelos baianos para colorir e temperar mariscos é um bom exemplo da força da culinária africana sobre a nossa.
     Os africanos introduziram na nossa cozinha o leite de côco-da-baía e a pimenta malagueta. Eles também acrescentaram ao nosso cardápio o feijão preto, o angu, a pamonha, que é prato típico do nosso São João, o quiabo, o caruru, o vatapá, o abará e o famoso acarajé.
     
     Esses alimentos em sua grande maioria faziam parte da alimentação dos escravos africanos que foram trazidos para cá. Estes recebiam para a travessia uma "ração" de feijão, milho, aipim, farinha de mandioca e peixes, e depois que eram entregues aos seus compradores sua alimentação variava de acordo com a condição social dos mesmos e de acordo com a zona na qual trabalhariam, rural ou urbana.
     A alimentação dos escravos nas propriedades mais ricas incluía canjica, feijão-preto, toucinho, carne-seca, laranjas, bananas e farinha de mandioca, já nas propriedades mais pobres era farinha, bananas e laranjas.

    
     
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário